quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aprendendo a arte de trading: Memória de longo prazo x Memória de curto prazo


Um texto interessante que encontrei em um manual de PNL.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do conceito de memória de curto e longo prazo: memórias de curto prazo permitem que nos lembremos de onde colocamos as chaves; se já colocamos ou não açúcar no café; números de telefone entre o momento que os encontramos na lista telefônica até a discagem; informações básicas que não são importantes saber por longo prazo. A memória de longo prazo contém nossas lembranças da infância; coisas que aprendemos na escola ou na faculdade; nossos talentos e habilidades, basicamente tudo o que for importante lembrarmos.
A sua memória de curto prazo é como o bolso da sua calça: coisas que vivem exclusivamente nessa memória normalmente não ficam por perto muito tempo por que há tanta informação para ser guardada que é preciso esvaziar para poder encher novamente. A menos que você tenha calças excessivamente grandes, você não consegue colocar sua vida inteira no seu bolso.Você somente carrega por aí coisas que serão necessárias naquele dia, e frequentemente, quando você quer colocar mais alguma coisa você tem que tirar alguma coisa.
A nossa memória de longo prazo é mais como uma caixa forte gigante. Ela pode comportar muito mais informação dentro dela, mas pode ser muito fácil de perder coisas nela, particularmente se você não as estiver usando com frequência e se esquecer onde as guardou. Ninguém sabe quanta informação pode ser comportada por essa caixa – possivelmente um número ilimitado – mas a sua habilidade de utilizar essa informação é limitada pela eficiência do seu sistema de “arquivamento”. É muito fácil colocar coisas lá dentro, mas pode ser impossível encontrá-las de novo.
Quando estamos aprendendo uma nova habilidade, normalmente começamos trabalhando com nossa memória de curto prazo (bolso da calça). Isso é parte da razão porque usualmente realizamos algo tão horrivelmente quando o fizemos pela primeira vez. A memória de curto prazo, como o seu bolso, não tem nenhum senso de ordem ou estrutura – as coisas estão simplesmente jogadas lá dentro e você se atrapalha para achar o que precisa. Quando novas informações chegam a nós, nossos cérebros decidem o que é importante ou não do lixo que está no nosso bolso. Se for importante, ela é armazenada na nossa impressionante caixa forte. Se não, é descartada. Usar a memória de curto prazo requer muito empenho, e como já notamos antes, empenho é ruim no que diz respeito ao cérebro. Se você tem que pensar muito sobre algo e frequentemente, o seu cérebro automaticamente irá procurar uma maneira mais eficiente de usar e acessar essa informação.

Então isso é armazenado na sua memória de longo prazo. É arremessado na caixa forte. Retirar coisas da caixa forte é feito de maneira bem mais eficiente. Ela possui um sistema de arquivamento lógico, em que você pode encontrar o menor dos pedaços de informação armazenados nela sem precisar fazer muito esforço. Quando você quiser melhorar sua memória, você não estará exatamente interessado em aumentar o tamanho da sua caixa forte – como dissemos, esta é praticamente ilimitada – você precisará é melhorar seu sistema de arquivamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário