quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Visão geral sobre política fiscal


Olá Traders! 

Hoje vamos voltar a falar um pouco mais de macroeconomia. Devido à situação das economias mundiais acredito que deveríamos estudar um pouco sobre política fiscal. Mesmo sendo uma analista técnico, acredito que seja necessário termos um certo entendimento sobre aspectos macro e microeconômicos, pois afinal de contas eles possuem influencia em nosso mundo e temos que saber como eles afetarão a nossa vida.

Chega de blá blá blá, vamos ao que interessa.

Um conceito amplo porem aceito pela grande maioria é que política fiscal é quando o governo decide por aumentar ou reduzir os seus gastos (G) ou impostos (T) para mudar o nível dos gastos totais na economia.

Existem diversos tipos de políticas fiscais, como também diversas variações. Vamos nos centrar nas 5 mais conhecidas:

  • ·         Política Fiscal expansionista: Aumento dos gastos do governo ou redução dos impostos. Déficit maior no orçamento (G > T).
  • ·         Política fiscal contracionista: Redução dos gastos do governo ou aumento dos impostos. Déficit menor ou lucro acumulado (G < T).
  • ·         Política fiscal keynesiana: Uso da política fiscal para eliminar os hiatos do PIB                 ( Produto Interno Bruto); é chamada de política fiscal discricionária.
  • ·         Política fiscal anticíclica: Política do governo que visa compensar os choques que criariam um ciclo de negócios.
  • ·         Estabilizadores fiscais automáticos: Alteração na política fiscal que favorecem a demanda agregada que influencia anticiclicamente sobre a renda nacional.


Complicou um pouco? Que tal vermos um exemplo dos estabilizadores funcionando em nossa economia..

Quando um determinado país possui uma renda alta e em expansão, os gastos/consumo tendem a aumentarem levando a períodos inflacionários, pois renda maior representa uma maior arrecadação de impostos (aumenta T) o que causará uma redução no total de gastos, portanto diminuindo o hiato inflacionário.

Vimos o uso dos impostos como um ‘estabilizador econômico’, agora minha opinião, o que não fica claro é termos a carga tributária mais alta do mundo!! Sabemos que a política fiscal tem muita influencia política/social em nosso país, especialmente em anos de eleições, porém deixo um pensamento que gosto muito.. “Se tomares sempre o mesmo caminho chegará sempre no mesmo lugar”.

Vamos que vamos!

Grande abraço e excelentes trades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário