terça-feira, 2 de outubro de 2012

Característica que leva ao fracasso.. parte 2


Não é preciso ser psicólogo e nem ter títulos reconhecidos por alguma instituição para perceber que algo errado esta acontecendo quando o problema sempre esta no OUTRO...

Já falamos sobre os problemas enfrentados pelas pessoas que utilizam o método pula-pula, isto é, cada semana é uma estratégia nova e tudo o que se fazíamos anteriormente estava errado e agora sim é o certo... acredito que discutimos bastante este tema e gostaria de seguir adiante..

O mundo é mercado pelo excesso de informação. Basta ficarmos 5 minutos da frente da televisão que somos bombardeados de informação ou 5 minutos na pagina de um jornal online e teremos a mesma sensação. É FUNDAMENTAL sabemos separar as informações úteis das inúteis, mas este será outro post.

Gostaria de focar no assunto que acredito que é responsável pela grande maioria dos resultados negativos quando falamos de resultado financeiro.. o OUVIR mas não ESCUTAR..

Há um tempo, quando eu estava aprendendo uma determinada técnica com um amigo/trader, responsável por muito do meu amadurecimento no mercado financeiro, perguntava quase que diariamente à ele a mesma coisa e não me dava conta. Até que felizmente um dia ele ficou bravo e me chamou a atenção.. Um GRANDE PROBLEMA SEU É QUE VOCÊ OUVE, MAS NÃO ESCUTA ele disse.

Vocês podem imaginar o sentimento imediato que passou pela minha cabeça, porém sabendo que esta pessoa sempre me ajudou fiz o esforço de ignorar a raiva/indignação momentânea e refletir sobre o que ele estava me alertando.

Garanto a vocês que foi este  puxão de orelhas que  resultou em uma melhora SIGNIFICATIVA dos meus resultados, pois é fácil quando temos acesso a uma pessoa que sempre pode nos ajudar agora ficamos sem saber o que fazer quando não estamos em contato com ela.

Percebi que estava sofrendo da lei do menos esforço.. para que aprender a pescar se tenho acesso a um pescador que pode me dar dicas de onde estão as melhores probabilidades de conseguir um bom peixe...

Retomando como iniciamos o post...

O problema estava COMIGO e não com os OUTROS, isto é, ouvia os conselhos e varias vezes usufruí dos benefícios destes, porém estava ficando refém destes conselhos o que não era meu objetivo.. Lembro-me como se fosse hoje quando ele me disse: “NÃO ME IMPORTO REPETIR 10 MIL VEZES A MESMA COISA DESDE QUE VOCÊ ESCUTE E NÃO APESAR OUÇA..”..

Sem dúvida demanda mais estudo, dedicação, tempo para ESCUTAR do que simplesmente OUVIR, mas, em minha opinião, se seguimos OUVINDO E NÃO ESCUTANDO iremos continuar fracassando, pois só consegui melhorar meu desempenho no curto/médio e longo prazo quando comecei a ESCUTAR ( isto é, refletir, entender.. ) o que ele estava dizendo e não somente OUVIR o que ele estava dizendo..

Termino o post comentando alguns cuidados básicos que devemos ter:
- O problema pode estar EM NOS e não no OUTRO;
- Resultados não caem do céu é necessário estudo, dedicação e tempo;
- Saber quem escutar, pois hoje em dia somos bombardeados de todos os lados!

Um excelente final de dia!
Contatos/criticas/sugestões: contato@equipeforex.com

2 comentários:

  1. Olá Marcos, tudo bem? Estou gostando muito de seus post, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a voce pelo comentário Adenilda!

      Infelizmente muitas vezes acabamos nao dando importancia aos tópicos importantes ( ouvimos mas nao escutamos) e essa atitude nos leva ao fracasso, porem já demos o primeiro passo ( identificamos nossa falha)e agora estamos caminhando em direçao ao sucesso.

      Excluir