segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Wonderland parte 2…


Seguindo o tópico de sexta-feira, nossa conversa chegou a um ponto muito interessante que gostaria de compartilhar com todos.

Como sabem, estávamos discutindo qual seria uma “boa” rentabilidade quando meu amigo comentou que seu vizinho utilizava o mesmo sistema que ele estava tendo rentabilidades maiores do que a dele e me perguntou qual era a minha opinião a respeito..

Comentei que desconhecia o sistema que ele operava e, portanto, estava inabilitado para fazer tais comparações, porem acredito que poderíamos discutir alguns temas que talvez o levasse a encontrar a resposta que ele estava procurando..

Comecei mostrando a ele que cada pessoa é MUITO diferente da outra, isto é, mesmo utilizando o mesmo sistema de trading existem milhares de variáveis que nunca serão as mesmas, tais como: capacidade de poupança, contas a pagar, stress psicológico, perfil etc. A principio este tipo de questões pode parecer banal e sem lógica, mas elas são IMPORTANTÍSSIMAS quando queremos determinar nossos objetivos e metas.

Por exemplo, caso meu vizinho ganhe na loteria, minhas contas continuaram chegando todos os meses, terei as mesmas responsabilidades e obrigações e meu nível de stress será o mesmo. Este exemplo exagerado mostra que, mesmo se meu vizinho possui uma rentabilidade maior do que a minha ISTO não tem nenhuma interferência em minha vida, pois a mesma segue seu curso.

Confesso que este foi um momento muito delicado de nossa discussão, pois o que eu estava querendo mostrar a ele que o que os OUTROS fazem não influi na minha vida, isto é, se ele tinha decidido tornar-se um operador do mercado financeiro ele estava tomando uma decisão muito importante para SUA vida e não a vida do vizinho.

Ele deveria analisar SEUS números ( suas contas a pagar, o “premio” que gostaria de obter por estar se dedicando a esta atividade e não estar ofertando sua Mao de obra no mercado de trabalho, etc) e não se preocupar com o VIZINHO, afinal de contas o vizinho não paga as contas dele.

Seja qual seja a rentabilidade que lhe agrada, fique sabendo que sempre haverá alguém que ira ter uma rentabilidade maior que você como também sempre existira pessoas com uma rentabilidade menor que a sua.

 Resumindo...

Sua META tem que ser algo que pague suas contas e te gere satisfação por estar fazendo a atividade que VOCE decidiu fazer. NÃO importa se ela está abaixo da média do mercado e/ou é menor do que o vizinho...

Espero sinceramente que meu amigo tenha entendido a minha opinião, pois é o que realmente acredito. Meu único benchmark sou eu mesmo. É claro que busco saber se estou acima ou abaixo da “rentabilidade média do mercado” agora tenho muito claro que este dado não influi em nada em minha vida.

Afinal, eu tomei uma decisão, seguir o meu sonho, e como todos sabemos quando se opta por tomar determinado caminho você automaticamente está optando por não ir por outro... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário