segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Planejamento financeiro.. rota para o sucesso


Vejam o post completo clicando aqui.

Ontem (domingo) à noite, tive uma grata surpresa quando vi que me estavam chamando no skype… era um amigo de longa data que há muito tempo tinha “desaparecido”..

Um pai de família, trabalhador, batalhador, inteligente e hábil quanto a analise gráficos... mas que, em minha opinião, cometeu um erro básico quando veio para o mundo financeiro... não se planejou financeiramente!

O que gerou muito stress familiar, profissional, perdas financeiras gigantescas e o trabalho de muito tempo jogado pela janela em poucos dias.

Infelizmente este é um dos erros mais comum que vejo no mercado financeiro. E notem que estou falando de todos os mercados: seja com ações, opções, futuros, Forex, metais etc. Uns com mais perigos que outros.

Desta vez, o mercado que levou ele ao prejuízo extremo foi o mercado de opções. Felizmente ele conseguiu pagar as dívidas, arrumar a “casa”, mas isto lhe custou quase 1 ano, último contato que tive com ele foi em dezembro/2011 e só tive noticias dele ontem (novembro/2012).

Mas basta de falar do meu amigo e sim o que podemos aprender com esta experiência REAL de vida.

O erro de falta de planejamento não respeita idade, classe social, raça, cor, nacionalidade e por isso muitos só se dão conta quando se veem dentro da bola de neve causada por esta armadilha.

Acredito que guiados pela cobiça, ansiedade ou talvez o imediatismo estes trades se jogam de cabeça (literalmente) no mercado e normalmente o resultado é CATASTROFICO. Não irei falar nos resultados financeiros, que é Obvio, mas gostaria de chamar a atenção para o estado psicológico destas pessoas quando sentam na frente do computador. Pressionados porque perderam $$ que não deveriam ter investido, pressionados por não conheceram seu sistema a fundo, isto é, sequencias de ganhos/prejuízos que seu sistema pode gerar “normalmente”, entre tantos outros... sentam na frente do computador e com toda esta carga querem operar.... já vimos o resultado que esta atitude leva... trades “forçados”, prejuízos maiores, stress...

Muitas coisas só aprendemos quando damos de cara na parede, não importa se familiares, amigos, parentes, companheiros de trabalho, que já passaram pela mesma experiência nos alertem... muitas vezes só aprendemos batendo de cara na parede.

Tenho certeza que todos já escutaram..

- Invista o $$$ que você pode perder e não irá lhe causar transtornos familiares, pessoal..
- Não peça dinheiro emprestado de outros para investir..
- Saiba onde está se metendo (existe margin call??? Qual a alavancagem??? Etc)

Gosto de todos os instrumentos financeiros... prefiro uns a outros, mas o importante é saber o que esta fazendo e as possíveis consequências de suas atitudes...

Concluindo,

Vejam o post completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário